sábado, 25 de junho de 2016

Plano Salvador 500



Em maio de 2014, a Prefeitura Municipal de Salvador lançou o Plano Salvador 500, que pode ser resumido em uma ideia: planejar agora a Salvador que queremos daqui a 35 anos. Ou seja, é um plano traçado hoje para ser implementado ao longo dos anos, de forma que em 2049 o objetivo seja alcançado.

De acordo com a Prefeitura, o Plano será dividido em três etapas e a mais importante delas é a implantação do PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) que visa identificar problemas estruturais da cidade e, através da leitura dos seus habitantes, definir uma estratégia de ordenamento territorial, sendo um insumo e produto do planejamento do desenvolvimento do município nas dimensões físico-territorial, ambiental, econômica e cultural.

O Plano tem 9 objetivos, mas iremos destacar apenas 2 deles, que estão ligados ao desenvolvimento sustentável da cidade, são esses:

  • Tornar Salvador uma cidade menos desigual em termos sociais, urbanísticos e ambientais.

  • Promover o desenvolvimento urbano sustentável, contemplando orientações para o ordenamento territorial integrado e abrangente.



Ao analisar melhor as propostas do Plano e do novo PDDU de Salvador, que já foi aprovado, podemos perceber que não há quase nenhuma informação sobre o desenvolvimento urbano sustentável. Apesar de ser um dos objetivos finais do projeto, não há uma etapa especifica para isso, como acontece com os outros objetivos.

De acordo com o site, a primeira etapa é conversar com a população sobre esses objetivos e o que precisa ser melhorado na cidade. Então, cabe agora a população pedir mais informação e sugerir movimentos de preservação ambiental para que haja realmente um desenvolvimento urbano sustentável em Salvador até 2049.
 

Fonte:
http://www.plano500.salvador.ba.gov.br/

terça-feira, 21 de junho de 2016

Vantagens e desvantagens de um Metrô

É chamado metrô, metropolitano ou sistema de transporte subterrâneo de passageiros em área urbana com alta capacidade e frequência. Tal sistema é normalmente localizado em túneis e/ou viadutos e segmentado em linhas designadas entre estações. Utilizam como mecanismo propulsor múltiplas unidades elétricas sobre os trilhos ou ainda usam pneus de borracha alinhados, levitação magnética ou monotrilho. E como qualquer outro meio de transporte, ele possui vantagens e desvantagens.

Vantagens

  • É um transporte de rápida locomoção que comporta grande número de usuários;
  • Não polui o ambiente com gases do efeito estufa;
  • Reduz o fluxo de automóveis, assim não há tanto congestionamento nos horários de pico e emissão de gases poluentes;
  • É mais seguro que outros transportes;
Desvantagens 
  • Aglomeração nos horários de pico;
  • Alto custo de renovação e/ou manutenção da frota;
  • Produzem barulhos prejudiciais a quem estiver próximo ao trem;
  • Se as linhas forem pequenas, nem toda população será atendida pelo serviço;

Conclui-se que, a estação de metrô pode resolver vários problemas  existentes em Salvador, mas ele ainda é muito pequeno e está em desenvolvimento, e se não for bem planejado só causará mais problemas para a cidade.


Fontes
http://www.infoescola.com/transporte/metro/

http://pt.kllvx.com/transportation/subways/1009002665.html

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/619

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Mas o que são cidades sustentáveis?


Cidades sustentáveis são cidades que implementam políticas públicas sustentáveis, voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Geralmente são cidades muito bem planejadas e administradas. Atualmente existem várias cidades no Brasil e no mundo que já adotam práticas sustentáveis, embora não podemos encontrar uma cidade que seja 100% sustentável.
As cidades sustentáveis tomam medidas para evitar utilização inadequada dos imóveis urbanos, o gerenciamento do solo, a edificação ou o uso excessivo ou inadequado em relação à infraestrutura urbana, a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como polos geradores de tráfego, a deterioração das áreas urbanizadas e a poluição e a degradação ambiental. Uma das preocupações é fazer com que a população desperdice água, energia e outros recursos. 
Algumas práticas adotadas por essas cidades, são:

  •  Ações efetivas voltadas para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa;
  • Planejamento e qualidade nos serviços de transporte público, principalmente utilizando fontes de energia limpa, para diminuir o tráfego de veículos;
  • Destino adequado para o lixo. Criação de sistemas eficientes voltados para a reciclagem de lixo. Uso de sistema de aterro sanitário para o lixo que não é reciclável;
  • Investimentos em educação de qualidade; 
  • Adoção de práticas voltadas para o consumo consciente da população
  • Ações que visem o uso racional da água e seu reaproveitamento.
 
Fontes:

http://www.significados.com.br/cidades-sustentaveis/


http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/cidades_sustentaveis.htm

Entendendo o termo sustentabilidade


Antes de lutar para que Salvador se torne uma cidade sutentável, é preciso entender um pouco sobre alguns conceitos. O primeiro é sustentabilidade, que abordaremos nesse post.

Sustentabilidade
Esse termo é atualmente utilizado para definir ações e atividades que visam suprir as necessidades do homem, mas sem comprometer os recursos naturais para as próximas gerações.
Quem primeiro usou o termo foi a norueguesa Gro Brundtland, ex-ministra de seu país, publicou um livreto chamado Our Common Future, que relacionava meio ambiente com progresso. Nele, escreveu-se pela primeira vez o conceito: "Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".
Portanto, a sustentabilidade é relacionada ao desenvolvimento humano, econômico e material, sem agredir o meio ambiente, utilizando os recursos naturais de forma inteligente e eficiente. Existem diversas ações ligadas a sustentabilidade, como por exemplo, a exploração dos recursos naturais e minerais controlada e planejada ou uso de fontes de energia limpas e renováveis para diminuir o consumo de combustíveis fósseis, assim buscando a diminuição da poluição no ar.
A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Fontes:



http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_474382.shtml